nomeempresa-logotipo (2).png

Entre em contato com quem está há 32 anos no mercado:

Tel: (11) 2783-6377 / WhatsApp: (11) 95499-6906

 

Shalon Catalisadores

 

Catalisadores - ShalonResponsável por reduzir em até 95% a poluição causada pelos automóveis, o conversor catalítico ou catalisador foi uma das mais importantes e úteis inovações tecnológicas incorporadas ao sistema de exaustão automotivo, já que os gases altamente tóxicos da combustão afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

 

Sem o catalisador – obrigatório por lei –, o proprietário do veículo fica sujeito a penalidades previstas pela Legislação vigente, além de gerar possibilidades de falhas e inutilização do motor.

 

 

 

 

Como o catalisador funciona?

O núcleo cerâmico do catalisador é impregnado de metais preciosos como ródio, paládio e platina. Os gases tóxicos provenientes da combustão do motor reagem quando entram em contato com os metais preciosos em uma reação química. Essa mesma reação que ocorre dentro do catalisador transforma gases tóxicos – como monóxido de carbono (CO), hidrocarboneto (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) – em compostos não prejudiciais à saúde, como dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N2) e água (H2O).

 

 

Catalisadore funcionamento - Shalon

O que causa a poluição emitida pelos veículos?

A queima incompleta do combustível no motor resulta na liberação de diversos gases altamente tóxicos na atmosfera, que afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

 

A tabela abaixo dá exemplos de como alguns gases produzidos pelo motor, se não forem transformados em ar puro pelo catalisador, podem causar males à saúde da população das grandes cidades e ao meio ambiente:

Sem título.jpg

 

Quando é necessário trocar o catalisador?

 

Um catalisador genuíno (que vem no automóvel novo) possui durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Porém, algumas características sinalizam que é necessário trocá-lo imediatamente, como quebras, trincas, entupimento e derretimento da cerâmica e, principalmente, a não conversão dos gases.Catalisador - Shalon

 

Fatores como queima de óleo, má qualidade do combustível utilizado e falhas de ignição afetam diretamente o funcionamento do catalisador automotivo. Portanto, a sua durabilidade depende muito das condições de manutenção do veículo.

 

Vale destacar que a verificação das condições do catalisador deve ser feita por profissionais especializados, como os que atuam na Shalon Escapamentos e Catalisadores. Os equipamentos comercializados no mercado para reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros, conforme regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

 

 

Atenção! Os catalisadores precisam ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

 

Conforme a Portaria 346/2008 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), só podem ser comercializados por fabricantes e importadores os catalisadores que estiverem adequados à Avaliação da Conformidade, que atesta se os produtos foram fabricados de acordo com os requisitos mínimos necessários.

 

No caso de catalisadores, essa avaliação tem a finalidade de proteger a saúde e a segurança dos usuários, evitando que sejam colocados no mercado equipamentos que possam colocar em risco as pessoas e o meio ambiente.

 

Plenamente consciente dessa importância, a Shalon só comercializa catalisadores certificados pelo Inmetro, garantindo total segurança aos seus clientes.